quinta-feira, agosto 6

A Noite Escura da Alma ...


" Na noite profunda e escura da alma são sempre três horas da madrugada.”

Ouvi essa frase do religioso e místico espanhol San Juan de la Cruz (1542-1591),
e também citada por F. Scott Fitzgerald em um de seus livros.

Ficou gravada dentro de mim e,
nos dias seguintes, murmuravam em meus ouvidos.
O que, afinal, queria dizer?

Primeiro, pensei:
... de fato, quando estamos na pior, parece que a noite nunca vai acabar.
E três horas da manhã é o meio da noite.

Mas depois concluí:
Epa! O meio da noite é meia-noite e não três da manhã !!!
Então compreendi:
às três horas falta pouco para o dia raiar.
O mundo parece estar no fim,
tudo parece estar perdido,
mas com um pouco de paciência e persistência,
veremos a luz do sol.

Ontem,
me peguei citando San Juan de la Cruz para uma amiga que me ligou nervosa,
dizendo que iria parar a análise porque não está adiantando nada,
que o homem que ela ama não sabe se vai voltar,
ela não sabe que direção seguir etc, etc, etc.

Falei:
... Calma ...
espera o dia de hoje passar,
durma,
amanhã você pensa nisso novamente,
de uma outra maneira.
Ela desligou mais tranquila.

Desliguei e me lembrei de um clássico do cinema em DVD,
"Uma Aventura na África" (1951),
com Humphrey Bogart e Catherine Hepburn.
Lá pelas tantas, o barco em que navegam encalha em um pântano.
Ele fica doente,
ela reza a Deus encomendando a alma deles ao paraíso.
Dormem. Chove.
O volume do rio aumenta e a câmera se distancia,
mostrando que eles estão a poucos metros de um imenso lago...

Assim ...
Logo irá amanhecer...
As forças se renovarão ...


Bjos Bjos

Um comentário:

Conte tudo para mim ...

Related Posts with Thumbnails